A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, nesta quarta-feira, 29, ao Portal Roma News, que o Hospital de Campanha montado no Centenário Centro de Convenções da Assembleia de Deus, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, custou exatos R$ 5.068.200 aos cofres públicos, mas só será ativado caso ocorra uma segunda onda da covid-19 no Pará.
O valor é referente apenas à instalação da unidade. De acordo com a secretaria, o pagamento do aluguel de R$ 75 mil mensais, conforme anunciado pelo governo em maio, nunca foi pago à igreja evangélica, já que o hospital não foi inaugurado. A Sespa afirma ainda, que não há custo de manutenção da unidade.
Segundo o governo, o hospital conta com 240 leitos, sendo 220 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura física estaria pronta, mas os equipamentos só serão disponibilizados caso haja necessidade de utilização do espaço, assim como a contratação de Organização Social para gerenciamento do HC só será feita caso haja a ativação.
A Sespa também afirma, que o hospital pode funcionar como retaguarda da unidade localizada no Hangar Centro de Convenções, caso volte a crescer o número de casos da covid-19 e aumente a procura por atendimento. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 29, a taxa de ocupação dos leitos no HC do Hangar é de 49%, com 206 pacientes atendidos, sendo 62 em leitos de UTI.
Projeção de mais 5 mil casos até sexta-feira
Após ultrapassar 150 mil casos registrados do novo coronavírus, o Pará voltou a integrar a lista dos dez estados que têm apresentado crescimento de casos e óbitos por covid-19, com um aumento de 18%, segundo a variação da média dos sete dias, em relação à média de duas semanas atrás. O dado é do consórcio de veículos da imprensa brasileira e foi divulgado nesta terça, 28. Pelas últimas projeções, o Pará deve terminar este mês de julho com 155 mil casos.
Em dados divulgados na noite de ontem, 28, o Pará registrou um total de 151.849 pacientes infectados e 5.694 mortes pela covid-19.

– Roma News

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Folha do Caeté
Carregar mais por Notícias

Veja Também

Após pedido de afastamento, Helder Barbalho ataca procurador-geral do Pará

Após ser denunciado pelo Ministério Público do Pará, acusado de participação no esquema de…