A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou, nesta quarta-feira, 29, ao Portal Roma News, que o Hospital de Campanha montado no Centenário Centro de Convenções da Assembleia de Deus, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, custou exatos R$ 5.068.200 aos cofres públicos, mas só será ativado caso ocorra uma segunda onda da covid-19 no Pará.
O valor é referente apenas à instalação da unidade. De acordo com a secretaria, o pagamento do aluguel de R$ 75 mil mensais, conforme anunciado pelo governo em maio, nunca foi pago à igreja evangélica, já que o hospital não foi inaugurado. A Sespa afirma ainda, que não há custo de manutenção da unidade.
Segundo o governo, o hospital conta com 240 leitos, sendo 220 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura física estaria pronta, mas os equipamentos só serão disponibilizados caso haja necessidade de utilização do espaço, assim como a contratação de Organização Social para gerenciamento do HC só será feita caso haja a ativação.
A Sespa também afirma, que o hospital pode funcionar como retaguarda da unidade localizada no Hangar Centro de Convenções, caso volte a crescer o número de casos da covid-19 e aumente a procura por atendimento. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 29, a taxa de ocupação dos leitos no HC do Hangar é de 49%, com 206 pacientes atendidos, sendo 62 em leitos de UTI.
Projeção de mais 5 mil casos até sexta-feira
Após ultrapassar 150 mil casos registrados do novo coronavírus, o Pará voltou a integrar a lista dos dez estados que têm apresentado crescimento de casos e óbitos por covid-19, com um aumento de 18%, segundo a variação da média dos sete dias, em relação à média de duas semanas atrás. O dado é do consórcio de veículos da imprensa brasileira e foi divulgado nesta terça, 28. Pelas últimas projeções, o Pará deve terminar este mês de julho com 155 mil casos.
Em dados divulgados na noite de ontem, 28, o Pará registrou um total de 151.849 pacientes infectados e 5.694 mortes pela covid-19.

– Roma News

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Folha do Caeté
Carregar mais por Destaque

Veja Também

Saiba como serão as eleições 2020, que não terão coligações para vereadores

As eleições deste ano para a escolha de prefeitos e vereadores serão atípicas. Há mudanças…